Receita de suco verde para adicionar ao seu cardápio


O suco verde não é apenas uma moda e nem parte de um tratamento milagroso, ele é uma preparação com propriedades específicas, envolvendo os conceitos da nutrigenômica – que têm como finalidade promover a renovação do funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia, melhorando a circulação, reforçando as defesas do organismo e retardando o processo de envelhecimento”, destaca Karyna Pugliese, nutricionista da equipe Noiva em Forma.

“Fontes de fibras, vitaminas, minerais, ricos em clorofila, ácidos fenólicos, glicosídeos e flavonóides, os sucos verdes agem como potentes catalisadores da eliminação de toxinas e possuem o objetivo de fornecer ao organismo muitos nutrientes, ativando o metabolismo e auxiliando os órgãos como um todo”, explica a nutricionista Karyna.

Thaianna Velasco, nutricionista funcional da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro, ressalta que os sucos verdes são aqueles que misturam folhas verde-escuras com frutas e outros alimentos considerados funcionais. “Como esse tipo de suco concentra alimentos de alto valor nutricional, esses alimentos, juntos, formam uma bebida riquíssima em vitaminas, minerais e antioxidantes, capaz de trazer inúmeros benefícios à saúde”, diz.
  1. Suco verde de couve com limão: ½ limão + 1 folha de couve + 200 ml de água. Coloque o suco do limão juntamente com a folha de couve no liquidificador e vá acrescentando água ao poucos. Quando o suco estiver numa textura e cor uniforme, estará pronto.
  2. Suco verde tradicional: 2 laranjas + 3 folhas de couve + 1 pedacinho de gengibre + 1 litro de água. Descasque as laranjas, corte-as em pedaços, tirando as sementes; coloque no liquidificador junto com as folhas de couve bem lavadas e com talo. Acrescente o gengibre e a água. Bata tudo. Coe só se necessário.
  3. Suco de couve com maçã: 2 maçãs + 2 folhas de couve + ½ limão + 200 ml de água. Corte as maçãs ao meio e retire suas sementes, colocando no liquidificador com os demais ingredientes. Coe só se necessário.